segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vamos começar "dando nome aos bois"

Depois da trágica participação do Sport no Campeonato Brasileiro 2012, que culminou com o rebaixamento à Série B na tarde de ontem (02), a torcida rubro-negra não pode seguir passiva, e algo precisa ser feito para que o clube tenha um rumo melhor na temporada que vem.

Para começar essa análise, vamos "dar nome aos bois", aos verdadeiros responsáveis pelo insucesso do Sport esse ano. Não estou usando essa expressão à toa; foi com ela que Dubeux começou sua gestão, associando o seu péssimo início a um boi de pai de santo. Ali, já se via o despreparo e o que poderíamos esperar do futebol em seguida.

Vamos listar e detalhar cada culpado pelo rebaixamento, não necessariamente em ordem de importância:

  1. Gustavo Dubeux - Por ser o presidente, a principal culpa é dele. Teve méritos no extra-campo, onde conquistou avanços jamais vistos no clube. Porém, nada adianta se o futebol não vai bem; foram dois anos de sofrimento e nenhum título conquistado. O futebol é o carro-chefe do clube, e é o que de fato mede a gestão de um presidente;
  2. Cícero Souza - Chegou como o "sabe tudo" do futebol. Implantou suas regras e logo criou inimizades com alguns. Foi contratado no segundo semestre de 2011, quando não teve mérito algum no acesso à Série A. 
    Como principal nome da diretoria de futebol, as (incontáveis) contratações que não deram certo em 2012 estão na sua conta. Além disso, foi quem bancou a chegada de Vágner Mancini, técnico com pior aproveitamento no clube nos últimos três anos. 
    Sua omissão também é deplorável. Representando tudo o que acontece no futebol do clube, deveria "dar a cara à tapa" depois dos resultados negativos. Não fez isso em nenhum momento; nem na eliminação da Copa do Brasil, nem na perda do Pernambucano, e muito menos ontem (03), após o pior fracasso do ano;
  3. Diretoria de futebol - É formada por dirigentes que são torcedores apaixonados, diferente de Cícero Souza, que foi contratado para agir com a razão. Estes, Guilherme Beltrão e Aluísio Maluf, porém, também erraram demais; desde declarações infelizes, até poucos acertos em contratações. Além disso, faltou humildade para deixar o clube após os fracassos do 1º semestre;
  4. Vágner Mancini - O técnico que realmente afundou o Sport nesse Brasileirão. Tudo bem que precisou montar o time com o campeonato andando, mas nada justifica os seus poucos mais de 20% de aproveitamento, com apenas três vitórias em 16 jogos. 
    Tinha um elenco qualificado e não aproveitou, deixando Cicinho e Hugo - que viriam a se tornar os principais jogadores do 2º turno - no banco de reservas. 
    A campanha do 1º turno foi o fator determinante para o rebaixamento;
  5. Jogadores - Demoraram a entrar no campeonato. Faltou compromisso muitas vezes, além da limitação técnica. Mostraram vontade apenas após a queda de Vágner Mancini, quando metade da competição já tinha sido desperdiçada. Tarde demais.
    Correram atrás no final, mas não foi suficiente. Ainda, alguns atletas cometeram erros técnicos imperdoáveis, resultando em derrotas inesperadas e até mesmo em goleadas inadmissíveis.

    Concordam, rubro-negros? Faltou alguém nessa lista?

2 comentários:

  1. Vamos aos jogadores que não podem permanecer no Sport - Diego Ivo, Bruno Aguiar, Edcarlos, Renato, Reinaldo, Lenon, Milton Jr, Renan, Rivaldo, RITHELY (O PIOR JOGADOR DO SPORT), Felipe Menezes, Marquinhos, Willians, Felipe Azevedo e Ruan.Esses caras manda para outro time...

    ResponderExcluir
  2. Havia postado comentário em jan/2012 que teríamos problemas.Eis um trecho... Portanto não fiquei surpreso com o rebaixamento.
    TEREMOS REALMENTE UM PLANTEL DIGNO DE SÉRIE A EM 2012??
    Analisando o desempenho nosso presidente e sua diretoria, a respeito das contratações para o ano de 2012. Afirmo categoricamente que o nosso glorioso Sport passará por enormes vexames na temporada 2012. Percebe-se uma carência brutal em quase todos os setores da equipe.
    Na realidade hoje temos um plantel de 31 jogadores Entretanto Alguns não reúnem condições de jogo. Sejam por contusões, e regularizações pendentes. Mas os que reúnem condições de iniciar o campeonato pernambucano de 2012 deixaram muito a desejar na estreia. Portanto teremos problemas para a Copa do Brasil, e o Brasileiro de 2012.

    ResponderExcluir