terça-feira, 30 de abril de 2013

Amadorismo em alta na FPF

Amadora.

Essa palavra define bem o que foi a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e a sua organização do Estadual em 2013.
Infelizmente, desde a morte de Carlos Alberto Oliveira, quando passamos a esperar por dias melhores na "coronelista" federação, o que presenciamos é uma piora a cada anúncio feito pelo atual presidente da entidade, o senhor Evandro Carvalho.

Dessa forma, o que se vê é um futebol local sendo nivelado por baixo. Com decisões nada amigáveis e infelizes, a FPF vai perdendo prestígio e desvalorizando o que deveria procurar enaltecer.
O Pernambucano deste ano é um exemplo perfeito, talvez o melhor que tenhamos. Conseguiu superar a confusa competição de 2008, cujo regulamento não durou mais de um ano.
Em 2013, após um 1º turno repleto de amistosos, um 2º turno que, no final das contas, também não vai valer absolutamente nada.
Do que adiantou o Sport se classificar em 1º lugar? O clube não terá vantagem alguma na final contra o Santa Cruz. Diferentemente do ano passado, quando jogava por dois resultados iguais para ser campeão, o Sport não terá essa vantagem esse ano. Tudo porque a FPF inventou um tal de terceiro jogo em caso de uma vitória para cada lado, ou dois empates.
Tudo bem, se esse terceiro mando de campo fosse de quem teve melhor campanha, seria compreensível. Mas, às vésperas da decisão, um novo critério: terá o último mando aquele time que fizer melhor saldo de gols nos dois primeiros jogos. Ora, então voltamos à estaca zero. Começa no domingo um novo campeonato.
São tantos absurdos nesse Pernambucano que me recuso a ficar aqui relatando, pois acredito que já são do conhecimento de todos.

Uma certeza é a seguinte: não se consegue prestígio e rentabilidade em um campeonato da noite para o dia. É preciso definir uma linha de raciocínio, agir em cima dela e garantir a confiança de investidores e principalmente do torcedor. O que se vê hoje em Pernambuco é uma bagunça generalizada, admitida inclusive pelos clubes, que não fazem qualquer força para mudar o panorama.

Sabe aquela palavra tão falada, "Profissionalismo"? Todos sabem o que é, mas ela ainda está longe da nossa realidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário